Proteina de Soja Texturizada

O que é?

A proteína de soja texturizada é, possivelmente, um dos substitutos da carne mais baratos e de melhor sabor. Por ser feita de farinha de soja desengordurada é saudável, e é uma excelente fonte de fibra e proteína completa, ou seja, proteína que contém todos os aminoácidos necessários ao nosso corpo.

 

Existem dois tipos: soja grossa (esquerda) e soja fina (direita). A primeira é melhor como substituto para pratos onde se utilizaria carne em bifes ou em cubos (como na carne de porco à alentejana), e a segunda é melhor como substituto da carne picada (como na massa à bolonhesa).

Preparação:

Em qualquer receita a soja tem de ser preparada antes de se começar a cozinhar. Começa-se por demolhar a soja numa tigela com água (da torneira ou não) durante cerca de 15-20 min. Se houver alguma pressa, basta colocar a soja de molho em água quente – e esperar 10-15 min. Quando adquirir uma textura esponjosa ao apertar (mas não demasiado esponjosa), escorre-se a água e, com um pouco de força e o auxílio de um pano da louça ou de um saco do pão, espreme-se o restante da água. Depois é só colocar a soja de volta na tigela já seca, adicionar os temperos da receita em questão e deixar a “marinar”.

 

E está feito!

Advertisements

One thought on “Proteina de Soja Texturizada

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s